quarta-feira, 28 de julho de 2010

SUA HISTÓRIA

Profª Felicidade de Jesus Magalhães
O Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães foi fundado em 1994 e recebeu este nome em homenagem professora Felicidade de Jesus Magalhães residente nesta cidade entre as décadas de 40 a 70. Educadora e uma mulher a frente do seu tempo, professora Felicidade, deixou sua marca na história da educação na cidade e região.

Sua inauguração ocorreu em 15 de novembro de 1994, no governo de Antônio Imbassahy e o então Secretário de Educação Edilson Freire. A referida instituição de ensino nasceu da necessidade de ampliar a oferta de vagas para o Ensino Fundamental e Médio, visto que a demanda de educandos estava em constante crescimento em toda a região.

Aos poucos, o Felicidade foi crescendo, fazendo-se necessária a ampliação de sua estrutura física, sendo construído, então, um pavilhão anexo com quatro salas, resultado de um trabalho competente, respeitado e valorizado por toda comunidade local. A estrutura física da escola apesar de razoável foi construída inicialmente para ser um hospital, assim sendo foi adaptada para uma instituição educacional.

O colégio teve seu período de crescimento e auge, porém com a construção de um novo colégio na cidade em 2005, houve um decréscimo no que se refere a quantidade de alunos e conseqüentemente ocorreu o fechamento de turmas e do turno vespertino. Foi um período considerado negativo para a unidade escolar, pois a segundo pesquisas, a região não comportava a construção de mais uma unidade escolar desse porte.

No início foi administrado por uma direção interina designada pela DIREC 16 que tinha como gerente a Profª. Idalba Paula.
Em maio de 1996 foi nomeada e designada a 1ª diretora geral, a Profª. Norma Célia Souza Requião em seguida as vice-diretoras Letícia Simões Sento Sé, Ivone Mendes de Menezes e Ítala Oliveira. E para coordenar a estrutura pedagógica do Colégio assumiu à coordenação a Profª Juliêta Braga Lopes de Oliveira em fevereiro de 1994 atuando até o  ano de 2010.

Em 2003 Profª. Norma Célia Souza Requião é removida para Salvador e é substituída pela vice-diretora Ivone Mendes de Menezes até dezembro de 2005. Em 2006 a Profª Letícia Simões Sento Sé assume a direção da unidade até maio de 2007. A partir desta data o Colégio Felicidade foi liderado pela Profª. Graciete Oliveira Silva e os vice-diretores Vasti Sampaio e Valdenílson dos Santos Costa, este ficou no cargo até final de 2007. No ano de 2008 o Profº Normado Júnior assumiu o cargo no lugar do professor Valdenílson Santos.

Com as eleições democráticas para dirigentes, no final de 2008, assumem a direção da unidade pelo período de 2009-2011 a equipe gestora formada por: Diretora Geral: Graciete de Oliveira Silva , Vice Diretora do turno matutino : Normacélia Ribeiro e Vice Diretor do turno noturno: Fábio Gonçalo.

Com a estruturação e implementação da gestão democrática e participativa foi-se resgatando a auto-estima da comunidade escolar, investindo na qualidade da educação e atualmente estamos reconquistando nosso espaço. O turno vespertino voltou a funcionar em 2008 e tivemos um crescimento de alunos de cerca de 30% a cada ano desde 2007.

O reconhecimento da comunidade local é fruto de um trabalho comprometido dos educadores e funcionários administrativos, uma coordenação pedagógica atuante e uma gestão democrática e participativa.
No ano de 2009, houve a implantação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, que  iniciou-se com curso Técnico em Comércio, atendendo ao Eixo Gestão de Negócios, voltado para atender o público desta região. Diante disto, houve um crescimento de 32% na matrícula 2009. Já em 2010 com a implementação do projeto  Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica nos Distritos de Itaitu e Cachoeira Grande, como cursos anexos ao Colégio Felicidade houve mais um acréscimo de 25% na matrícula, fazendo com que essa UEE desse início ao processo de mudança de colégio de médio  para  de grande porte . Em 2012 foi implementado o Curso PROEJA Médio Técnico em Contabilidade pertencente ao eixo citado acima e com isso houve uma significativa matrícula no turno noturno.

Um comentário:

Unknown disse...

A professora Felicidade de Jesus Magalhães é minha tataravó