Relato sobre a Atividade
Complementar
Gestar – III Unidade
Os
alunos da 8º e 9º ano (das turmas, matutino e vespertino), do CEEP Professora Felicidade
de Jesus Magalhães, na III unidade do ano letivo de 2012, fizeram um estudo
acerca de gêneros textuais mediante a atividade complementar de o Programa
GESTAR, a qual trouxe a temática em seus variados textos
“Trabalhadoras Domésticas”
Para
a introdução da atividade, foi feita a sensibilização dos alunos através da
audição da música as “Empreguetes”
uma das canções que fizeram parte da novela “Cheias de Chame”, exibida pela Rede Globo. Durante as aulas, os
alunos puderam ampliar os conhecimentos acerca da categoria profissional “Trabalhadoras Domésticas”. Ao focar essa temática em sala através de diversos
textos, tais como: gráficos, tabelas, imagens, informativos e memórias, os
estudantes amadureceram os conceitos e romperam com alguns preconceitos em
relação às questões de gêneros, raça, cor e classe. Além disso, perceberam a
realidade de muitas metrópoles brasileiras em relação às desigualdades entre mulheres
negras e não negras, como também o nível de escolaridades e faixa etária das
mulheres negras e não negras.
Diante
disso, os alunos puderam desenvolver cada vez mais a competência leitora, a
reflexão sobre a língua e linguagem, bem como a argumentação lógica, uma vez
que a questão discursiva trouxe como proposta a produção de um texto
argumentativo.
Após
a prática da produção textual: gênero dissertativo/argumentativo, fizemos a
reescrita dos textos atentando para algumas habilidades que precisam ser
desenvolvidas pelos alunos para que se tornem escritores competentes ,tais
como:
·
Atender à modalidade de texto solicitada na
proposta de produção, considerando o destinatário, a finalidade do texto e as
características do gênero textual;
·
Manter
a coerência textual na atribuição do título, na continuidade temática de
sentido geral do texto;
·
Utilizar
adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, sinônimos,
advérbios e conjunções;
·
Ater-se
ao tema solicitado na proposta e o desenvolve com coerência;
·
Revelar
o domínio da grafia convencional das palavras: emprego de letras
maiúsculas/minúsculas e notações léxicas (acento, cedilha, til, hífen);
·
Demonstrar
domínio das convenções da língua escrita quanto às regras de concordância e
regência.
Em
suma, essa prática foi bastante proveitosa, pois percebi que a maioria dos alunos
reconheceram muitas das suas dificuldades, corrigiram seus próprios “erros” e, consequentemente,
melhoraram bastante a prática argumentativa sobre determinado tema. Notei também que com essa atividade, os
alunos criam mais responsabilidade, atenção, concentração e autonomia, uma vez que precisam se autoavaliar,
autodisciplinar e autocorrigir. Entretanto, exige muito esforço do professor,
pois necessita ter muita calma, conduzir e mediar a atividade para que o
objetivo seja alcançado. Além disso, com a prática da produção textual
argumentativa pude replanejar a minha práxis e trabalhar as dificuldades
observadas que não foram poucas.
Fiquei
muito satisfeita após aplicar essa atividade, pois percebi que a temática foi interessante; experienciei depoimentos maravilhosos dos alunos sobre o assunto,
percebi que o tema estava relacionado à realidade da minha clientela.
Depoimentos
dos alunos acerca da Atividade
Complementar – GESTAR III Unidade
“Os temas apresentados pelas
atividades do GESTAR foram bons e ajudaram a construir a estrutura para a
dissertação, que por sua vez prepara o aluno para a vida”.
(Lucas Duarte - 8ª
série vespertino).
“Eu adorei responder às
questões da atividade complementar, cujo tema” Trabalhadoras Domésticas, pois
além de ter questões bem elaboradas com textos informativos, gráficos, tabelas
imagens, índices de todo pais, também é um tema que é bem legal de discutir. Essa atividade complementar
me ajudou muito a desenvolver os meus conhecimentos sobre o assunto discutido,
pois vimos os índices da situação das trabalhadores domésticas: negras e sem
escolaridades em muitas capitais brasileiras “ ( Alisson Duarte 7ª série)
“O GESTAR para mim foi muito
bom, foi uma prova pensada, organizada que abordou nos textos tema sobre realidade
brasileira. O tema da redação foi interessante porque fala que com as
oportunidades de empregos e salários melhores, as mulheres estão deixando o
trabalho doméstico” (Deivid 8ª série vespertino)
“Gostei da atividade
complementar, pois trouxe um assunto muito polêmico: trabalhadoras domésticas.
Eu não imaginava que havia tantas mulheres negras domésticas nesse país. Observei
a tabela e o gráfico e aprendi muito. Eu não tenho preconceito em relação à
doméstica, mas eu quero para mim e para minhas filhas uma vida melhor”.
(Jauana
7ª série vespertino)
(Lucas Lima 8ª série vespertino)
“Gostei do tema estudado “empregada domestica”,
pois fiquei sabendo o retrato de muitas metrópoles brasileiras sobre as
mulheres negras e sem escolaridades através da tabela e do gráfico estudados.
Vimos que em alguns lugares as mulheres estão sujeitas à profissão empregadas
domésticas. (Isa Maria 7ª série – vespertino)
Vejamos alguns textos
produzidos pelos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental:
Figura 1. Percebe-se nessa produção que o aluno
já faz o uso de alguns elementos de coesão de forma satisfatória ao longo de
sua exposição, como por exemplo, o uso do advérbio assim e a conjunção
coordenada, porém.
Figura
2. Ao longo do texto percebe-se que o
aluno questiona a proposta de produção textual e a responde a partir de
argumentos bem interessantes, verifica-se também o uso adequado dos elementos
de coesão textual.
Relato da
professora Maria Cristina Rodrigues
Oliveira
Licenciada
em Língua Portuguesa e Literaturas pela UNEB- Campus IV, especialista em Língua
Portuguesa: Texto pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS;
especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, especialista
em Tecnologia em Educação pela PUC-RIO.
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