O
cenário brasileiro há emergência de políticas destinadas à melhoria da educação
pública e democrática. Pensando assim, a proposta de educação integral,
presente na legislação educacional
brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como
ser de direitos.
Assim, o marco legal é a Lei Nº. 9.394 /96 (Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional), que determina que:
“a jornada
escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho
efetivo em sala, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na
escola (Art.34) e que o ensino fundamental será ministrado
progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.(§
2º. Idem).
Diante
disso, foi criado o Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial
n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada
escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral,
visando atender prioritariamente as escolas de baixo IDEB, como também em
territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a
convergência prioritária de políticas públicas e educacionais.
Esse
programa objetiva oferecer atividades educativas, inspiradas nas ideias de Anísio Teixeira, diferentes daquelas
desenvolvidas nas aulas regulares aos alunos do Ensino Fundamental das escolas
públicas, ampliando assim o tempo e os espaços para em benefício da melhoria da
qualidade da educação dos milhares de alunos..
Visando
atender às exigências vigentes, o CEEP Felicidade de Jesus Magalhães,
comprometido em acompanhar as mudanças educacionais, bem como, integrar
diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade e conhecimentos,
implantou o programa Mais Educação em 2012, objetivando construir uma educação que, pressupõe uma
relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã,
conectada ao universo de interesse e de
possibilidades das crianças, adolescentes e jovens .
Durante
os meses de novembro de 2012 a janeiro de 2013, foram desenvolvidas oficinas, fomentadas
nos seguintes macrocampos: Acompanhamento Pedagógico, esporte e Lazer, Cultura
e Arte, Cultura Digital; • Promoção da Saúde, cujo objetivo foi a melhoria da qualidade da educação, da vida e da saúde dos adolescentes e jovens.
O
colégio, contextualizado com seu projeto político pedagógico, e, em diálogo com
a comunidade, escolheu as seguintes oficinas: Letramento, teatro, Xadrez,
handebol, Promoção da Saúde, as quais foram
desenvolvidas no contraturno em
parceria com estudantes da Universidade do Estado da Bahia- UNEB – CAMPUS IV e
com profissionais da comunidade. Dinamizando assim os vários espaços escolares,
priorizando diferentes linguagens, valorizando
suas vivências, modificando o próprio ambiente escolar e a produção do
conhecimento.
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Oficina de Handebal |
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Oficina de teatro |
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Oficina de handebal |
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Oficina de letramento |
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Almoço |
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Almoço |
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Diretora, Graciete Oliveira, apresentando o Projeto aos pais |
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Almoço |
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Reunião com os pais |
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Professora Maria Cristina na reunião com os pais |
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Oficina de Xadrez |
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Oficina de Xadrez |
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Oficina de teatro |
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Oficina de teatro
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Escovação |
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Escovação |
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Promoção e prevenção á saúde - Higienização |
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Promoção e prevenção á saúde - Higienização |
Durante
esse período, os alunos passaram mais tempo no ambiente escolar, experienciaram novas formas de aprendizagem,
fortaleceram vínculos, e sobretudo, construíram saberes.
Depoimento dos alunos acerca do Projeto Mais Educação
“O
projeto foi ótimo, bem atrativo, os monitores competentes, nos ensinaram como é
importante trabalhar em equipe. A coordenação do projeto e a direção da escola lutaram para nos dar
conforto e suprir todas as necessidades, principalmente o almoço que era delicioso.
Gostei também do título do projeto “ Mais Educação”, pois para mim participar
dele foi mais Educação.” (Alisson Duarte 8º ano).
“Gostei
muito das oficinas. Aprendi que em todas as atividades que realizamos
precisamos ter concentração, silêncio, atenção, força de vontade. Desenvolvi
mais o raciocínio lógico.”
(Gabriela Oliveira 9º ano).
“Achei
o projeto muito interessante, pois aprendi muita coisa sobre saúde e higiene,
saúde mental. Adorava ir para a quadra jogar handebol, com o teatro aprendi a meditar,
bem como a oficina de letramento me ajudou a gostar de ler e fazer redação de
maneira divertida.” (Débora Alves 6º ano).
Diante
do exposto, fica evidente que o ideal da
Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao
direito à vida, à saúde, à liberdade,ao respeito, à dignidade e à convivência
familiar e comunitária e sobretudo, como
condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e
democrática.
Texto
produzido por Maria Cristina Rodrigues Oliveira, professora do CEEP –
Professora Felicidade de Jesus Magalhães.
Edição e formatação: Ludmila Neves.
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