CEPP- Professora Felicidade de Jesus Magalhães
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio na perspectiva da Educação Integral. O ProEMI compreende que as ações propostas inicialmente incorporadas ao currículo escolar, ampliando o tempo dos estudantes na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas em prol da equidade social e racial na educação.
FUNCIONAMENTO
· Organização das ações em oficinas previstas, pedagógica e financeiramente, no Projeto de Reestruturação Curricular (PRC).
· Execução de atividades teóricas e práticas nas em todas as áreas do conhecimento.
OBJETIVOS
· Universalizar o acesso e permanência dos adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos.
· Ampliar o acesso para a faixa etária acima de 18 anos.
· Consolidar a identidade e a organização curricular desta etapa educacional de forma a contemplar a realidade de jovens e adultos.
· Garantir uma aprendizagem significativa e contextualizada para todos os estudantes.
OFICINAS DESENVOLVIDAS NO CEEP- PROFESSORA FELICIDADE DE JESUS MAGALHÃES
O PAPEL DO LEITOR E SUA INTERAÇÃO COM A DIVERSIDADE TEXTUAL
Caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas, com carga horária semanal com 05 h/ aulas, que visam contextualizar os conteúdos de Língua Portuguesa e as disciplinas da área de Linguagens, contribuindo para que os alunos possam estabelecer uma aproximação entre os diversos gêneros textuais e resgatar o prazer da leitura e escrita, levando o aluno a refletir sobre o papel do leitor, suas preferências, intenções, ampliando sua visão de mundo. No decorrer do ano letivo serão realizadas as seguintes atividades: Gincana de Leitura, reativação da Rádio Escola, Aula Espetáculo com participação de escritores e poetas da cidade, dinamização do ambiente da biblioteca e elaboração do Jornal Mensal da Escola.
O CORPO EM MOVIMENTO
Desenvolvimento de atividades da cultura corporal que dinamizem a aulas com uma carga horária de 5horas/aula. A proposta envolve as disciplinas de Educação Física e Artes e contemplará a dimensão cultural. Serão desenvolvidas atividades de ginástica; aulas de esportes alternativos (peteca, frescobol, frisbee); aulas de esporte (vôlei, futsal, basquete e handebol); torneios esportivos e festival de ginástica.
BRASIL PLURAL : PRÁTICAS LEITORAS COM ÊNFASE NAS QUESTÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Desenvolvimento de Atividades pedagógicas, com carga de 05h/ aula, contextualizando os conteúdos das disciplinas História, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa e Sociologia visando desconstruir estereótipos e discursos de inferiorização racial. Reconhecer e valorizar suas raízes étnicos culturais proporcionando aos alunos uma maior aproximação com a cultura afrodescendente através da dança, música e senso estético. Contemplar as dimensões: Cultura, ciência e tencologia. As atividades a serem desenvolvidas: Valorização da herança cultura, através da leitura de obras afro brasieliras ; desconstruído estereótipos através da exibição de filmes aulas de dança africana ; mesa redonda sobre a produção artística e cultural no Brasil; aula de música festival da cultura afrodescendentes com dança, música, desfile ( penteados e trajes);
DESCOMPLICANDO AS EXATAS
Desenvolvimento de atividades pedagógicas com carga horária de 05 horas aula, visando contextualizar os conteúdos da matemática, química e física, com o propósito de instrumentalizar os alunos, utilizando recursos tecnológicos e jogos lúdicos, incentivando sua utilização no processo de aprendizagem no desenvolvimento de novas estratégias de resolução de situações problemas. Atividades desenvolvidas: ampliação do laboratório de ciências para o desenvolvimento de aulas práticas, atividades com jogos matemáticos, aula de xadrez .
PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO PROEMI NA II FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS DO
CEEP FELICIDADE
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS:
PROFESSORA ARTICULADORA: SOLANGE SILVA DOS SANTOS
OFICIA -
O PAPEL DO LEITOR E SUA INTERAÇÃO COM A DIVERSIDADE TEXTUA: PROFESSORA
ROBERTA KELY.
OFICIA - DESCOMPLICANDO AS EXATAS: PROFESSORA ZENIARA JATOBÁ
OFICINA - O CORPO EM MOVIMENTO: PROFESSORA GIRLEIDE RIBEIRO
OFICINA - BRASIL PLURAL: PRÁTICAS LEITORAS COM ÊNFASE
NAS QUESTÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PROFESSOR MÁRCIO MELO
Texto: Solange Silva dos Santos.
Organização e edição do blog: Laudicéia C. Santos
Fotos
Alunos da oficina O Papel do
Leitor e Sua Interação Com a Diversidade Textual em visita a Rádio Jaraguá.
Alunos da oficina
Descomplicando as Exatas estudando sobre o processo de tratamento de água
em Jacobina através de aula de campo na EMBASA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário