quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Um GESTAR em cada escola

Os alunos do 6º ano (todas as turmas, matutino e vespertino),do Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães, fizeram um estudo acerca das particularidades da linguagem publicitária. A partir de uma proposta de atividade contida no caderno de Língua Portuguesa do GESTAR, pode-se explorar bastante o gênero, uma vez que os estudantes tiveram a oportunidade de analisar uma propaganda veiculada na década de 20. Durante as aulas, os alunos puderam fazer relações ou comparações entre os textos propagandísticos daquela época e os de hoje, levando-os a perceber que a publicidade é reveladora dos costumes da época. Aproveitando o ensejo as professoras também enfatizaram as mudanças que podem ocorrer com o tempo em relação à grafia das palavras, pois na propaganda proposta para a turma, algumas palavras foram transcritas conforme regras ortográficas da época.
Figura 1 - Alunos concentrados na análise da propaganda

Figura 2:  Professora Ana Cristina, fazendo a leitura do texto.

Figura 3: Analisando propagandas


Figura 4: Momento para responder as questões

Figura 5: Toda a turma envolvida

As turmas tiveram a oportunidade de discutir algumas regras do novo acordo ortográfico. Puderam ainda perceber outras mudanças linguísticas ao compararem propagandas antigas com as atuais no que diz respeito ao uso dos verbos e dos pronomes. Hoje,por exemplo,o pronome de tratamento “ Você”e o uso dos verbos no imperativo aproximam mais o leitor ou consumidor do produto ou ideia divulgada nos textos apelativos,estratégias que não apareciam nas propagandas de outrora,os verbos apareciam geralmente  na forma infinitiva,demonstrando assim uma certa formalidade da época. Percebe-se ,portanto,nesta atividade a oportunidade de trabalhar com conteúdos da gramática normativa de forma contextualizada e reflexiva.
Figura 6: Acordo ortográfico de 2009


A atividade foi bastante produtiva, pois os alunos interagiram bastante durante as intervenções feitas pelas professoras, respondiam as questões com muita propriedade, identificando as informações explícitas e implícitas presentes na propaganda, observando detalhes minuciosos da imagem, bem como perceber que a língua oficial escrita também sofre variações ao longo do tempo.
Figura 7 - O envolvimento da turma foi satisfatório

Figura 8 - Exemplos de mudanças na ortografia

Figura 9 - Os detalhes do texto são muito importantes.

Figura 10 - Mais exemplos para auxiliar na compreensão textual.

Para finalizar o estudo com o gênero propagandístico, lançou-se uma atividade prática para a turma. Os alunos apropriaram-se de revistas velhas, analisaram e criaram novas propagandas a partir de imagens retiradas das revistas. A avaliação foi feita através de apresentações das produções criadas pelos alunos. em que percebeu-se que o texto propagandístico  revela os costumes de uma época,já que  os textos produzidos pelos estudantes em sua maioria referem-se a produtos eletrônicos como celular, máquina digital e TV plasma, revelando, portanto uma geração  jovem bem familiarizada com a tecnologia.







 
Texto e fotos: Nadiolan Ribeiro.
Edição e organização do blog: Ludmila Neves

 

Um comentário:

Unknown disse...

Os bons resultados dependem do empenho e do acolhimento amoroso daqueles que transformarão boas ideias em boas práticas.
Acreditar no potencial de nossos alunos é importante e, mais ainda planejar cuidadosamente e de modo adequado as atividades a serem desenvolvidas.
Estamos sendo desafiados, temos tido "mais trabalho" com as propostas do GESTAR,mas sabemos o quanto é possível avançarmos.
Caríssima articuladora, profª Nadiolan, e colegas do Colégio Felicidade, parabéns por todos os êxitos.
Graciete, Norma, obrigada pelo apoio.