Um GESTAR em cada escola
Os alunos do
6º ano (todas as turmas, matutino e vespertino),do Colégio Estadual Professora
Felicidade de Jesus Magalhães, fizeram um estudo acerca das particularidades da
linguagem publicitária. A partir de uma proposta de atividade contida no
caderno de Língua Portuguesa do GESTAR, pode-se explorar bastante o gênero, uma
vez que os estudantes tiveram a oportunidade de analisar uma propaganda
veiculada na década de 20. Durante as aulas, os alunos puderam fazer relações
ou comparações entre os textos propagandísticos daquela época e os de hoje,
levando-os a perceber que a publicidade é reveladora dos costumes da época.
Aproveitando o ensejo as professoras também enfatizaram as mudanças que podem
ocorrer com o tempo em relação à grafia das palavras, pois na propaganda
proposta para a turma, algumas palavras foram transcritas conforme regras
ortográficas da época.
|
Figura 1 - Alunos concentrados na análise da propaganda |
|
Figura 2: Professora Ana Cristina, fazendo a leitura do texto. |
|
Figura 3: Analisando propagandas |
|
Figura 4: Momento para responder as questões |
|
Figura 5: Toda a turma envolvida
|
As turmas tiveram a oportunidade de discutir
algumas regras do novo acordo ortográfico. Puderam ainda perceber outras
mudanças linguísticas ao compararem propagandas antigas com as atuais no que
diz respeito ao uso dos verbos e dos pronomes. Hoje,por exemplo,o pronome de
tratamento “ Você”e o uso dos verbos no imperativo aproximam mais o leitor ou
consumidor do produto ou ideia divulgada nos textos apelativos,estratégias que
não apareciam nas propagandas de outrora,os verbos apareciam geralmente na forma infinitiva,demonstrando assim uma
certa formalidade da época. Percebe-se ,portanto,nesta atividade a oportunidade
de trabalhar com conteúdos da gramática normativa de forma contextualizada e
reflexiva.
|
Figura 6: Acordo ortográfico de 2009 |
A atividade
foi bastante produtiva, pois os alunos interagiram bastante durante as
intervenções feitas pelas professoras, respondiam as questões com muita
propriedade, identificando as informações explícitas e implícitas presentes na
propaganda, observando detalhes minuciosos da imagem, bem como perceber que a
língua oficial escrita também sofre variações ao longo do tempo.
|
Figura 7 - O envolvimento da turma foi satisfatório |
|
Figura 8 - Exemplos de mudanças na ortografia |
|
Figura 9 - Os detalhes do texto são muito importantes. |
|
Figura 10 - Mais exemplos para auxiliar na compreensão textual. |
Para finalizar
o estudo com o gênero propagandístico, lançou-se uma atividade prática para a
turma. Os alunos apropriaram-se de revistas velhas, analisaram e criaram novas
propagandas a partir de imagens retiradas das revistas. A avaliação foi feita
através de apresentações das produções criadas pelos alunos. em que percebeu-se
que o texto propagandístico revela os
costumes de uma época,já que os textos
produzidos pelos estudantes em sua maioria referem-se a produtos eletrônicos
como celular, máquina digital e TV plasma, revelando, portanto uma geração jovem bem familiarizada com a tecnologia.
Texto e fotos: Nadiolan Ribeiro.
Edição e organização do blog: Ludmila Neves
Um comentário:
Os bons resultados dependem do empenho e do acolhimento amoroso daqueles que transformarão boas ideias em boas práticas.
Acreditar no potencial de nossos alunos é importante e, mais ainda planejar cuidadosamente e de modo adequado as atividades a serem desenvolvidas.
Estamos sendo desafiados, temos tido "mais trabalho" com as propostas do GESTAR,mas sabemos o quanto é possível avançarmos.
Caríssima articuladora, profª Nadiolan, e colegas do Colégio Felicidade, parabéns por todos os êxitos.
Graciete, Norma, obrigada pelo apoio.
Postar um comentário