sábado, 17 de setembro de 2011

FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL 2011

FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL 2011

MINIFESTIVAL DO COLÉGIO FELICIDADE: REVELANDO TALENTOS

            A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil, que demarca um tempo novo na história da educação baiana. O FACE é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, na expectativa de promover a participação e o envolvimento de todos os estudantes da rede estadual da educação, no processo de criação das canções e de realização de festivais em suas distintas fases, ou seja, festivais nas escolas, regionais e estadual.
            Os principais objetivos do FACE são:
  1. Desenvolver a produção musical e outras linguagens artísticas nos contextos escolares, contribuindo para a autoria estudantil e para romper com a rigidez do modelo de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação; 
  2. Explorar o potencial educativo da música, estimulando o desenvolvimento da musicalidade brasileira no ambiente escolar e valorizando as expressões culturais regionais; 
  3. Fomentar o desenvolvimento da arte na escola, a produção de saberes, criando espaço e estímulo para a expressão de talentos entre a juventude estudantil; 
  4. Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem, contribuindo para transformar a escola em um ambiente vivo e significante para os jovens; 
  5. Interagir com a juventude através das linguagens artísticas e chegar mais perto de seu universo, promovendo valores essenciais para a motivação do viver;
O Festival ocorre em 3 fases eliminatórias: a realização de Minifestivais nas Unidades Escolares, onde ocorre a produção das canções, a seleção e premiação dos três primeiros escolhidos; segunda, equivalente aos Festivais Regionais, realizada pelas DIREC, onde ocorre a seleção entre todos os representantes escolhidos em cada escola; a terceira e última fase corresponde ao Festival Estadual, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na cidade de Salvador.
Fonte: http://www.sec.ba.gov.br/face/

Minifestival do Colégio Felicidade
         
           Nesse sentido o Colégio Felicidade realizou seu  Minifestival a partir das canções produzidas pelos estudantes em salas de aula, no dia 05 de agosto no turno vespertino para apreciação dos professores, alunos, pais e comunidade presentes; e, essencialmente, para a avaliação do corpo de jurados.
             O nível das composições, em sua maioria, foi significativo porque enfocava temáticas de cunho social, político e ambiental. O minifestival foi enriquecido com a importante contribuição do Profº Demson Oliveira Souza que atuou como mestre de cerimônia; dos jurados: a Profª e cantora Jucimára Junqueira, o músico e regente da orquestra Toca Menino, Jailton Nunes, e cantora jacobinense Nívia Lima Sampaio

Prof Demson Oliveira: mestre de cerimônia
Jurados: Profª Jucimara Junqueira, Nivia Lima e Jailton Nunes

             
             O evento foi aberto pela diretora Graciete Oliveira que deu as boas vindas, abordou a importância do FACE e desejou boa sorte a todos os candidatos; em seguida houve  a apresentação da orquestra jacobinense “Toca Menino” sob  a coordenação do músico Jailton Nunes, que nos presenteou com MPB e a 9ª sinfonia de Bethoven, emocionando a todos os presentes.

Diretora Graciete Oliveira realizando a abertura do evento
            
 Jailton Nunes (Jal) músico e maestro da orquestra.

Felipe ex- aluno do Felcidade
         Posteriormente, o nosso mestre de cerimônia Demsom Oliveira Souza dando continuidade ao evento musical, convidou cada candidato para se apresentar com o acompanhamento do músico Daniel, da dupla Joyce e Daniel. 

Carina Nilo interpretando a canção "Esquecer o passado"

 Dulcinéia interpretando a canção "Mundo"


Lenualdo em uma das suas apresentações



  Jéssica interpretando sua composição "Desigualdade social"

 
 Lenualdo interpretando composição de Cleiton: "A dança do lobo mau"
 Diego: voz e violão

Professores, alunos e a comunidade presentes no Minifestival do FACE

 
 Irene, Emmanuela, Jucimára e Demson


 
 Alunos presentes

 
Marileide (2ª colocada no TAL) e Maxwell no primeiro plano.

Lauricéa, Carina, Marília e Demson

Torcida: olha a Pró Ana ....animada

 Profª Lauricéa e aluna Carina

 
Premiações

  
Profª Alcione Cruz, uma das responsáveis pelo FACE no Felicidade, agradecendo a todos os alunos participantes e aos professores envolvidos.

A difícil decisão dos jurados

A expectativa: tensão kkk

Melhor intérprete: Dulcinéia Pereira
 Música “Mundo” de composição da aluna Damares Silva.

Dulcinéia sendo premiada pela Profª Emmanuela      

Classificação das melhores músicas:
1º lugar: Música “Diga não às drogas”
Compositor: Allisson Reis
Intérprete: Lenualdo Jesus de Melo

Profª Alcione premiando Allisson  e Lenualdo       
  
2º lugar: Música"Mundo”
Compositor: Damares Silva.
Intérprete: Dulcinéia Pereira

Profª Laudicéia premiando a aluna Damares    

3º lugar: Música “Desigualdade social”
Compositora: Jéssica Silva Souza
Intérprete: Jéssica Silva Souza

Profª Derailde premiando a aluna Jéssica
        
A culminância do projeto FACE foi um sucesso e mostrou a importância da coletividade... Esta frase “ A escola é de todos nós”! Reafirma nosso compromisso.

 Diretora Graciete entre os premiados

Profª Lauricéa com Jéssica e Lenualdo
 Profª Lauricéa com o aluno Lenualdo: nosso intérprete na fase regional


 Agrademos em primeiro lugar  Deus pela força e, posteriormente, à direção e vice - diretores pelo apoio, o empenho, a todos os professores envolvidos, em especial a Profª Alcione Cruz, os professores de Linguagens; e os demais docentes que com suas ações fizeram o projeto acontecer: com a sensibilização e as oficinas nas salas; seleção das músicas, digitação e formatação das mesmas; ensaio com alunos (com apoio do músico Daniel), convite aos jurados, aquisição de prêmios e brindes, elaboração dos critérios de avaliação, ornamentação do palco e da mesa dos jurados; instalação do som e produção de vídeos; e pelo cerimonial.
            Mas não podemos esquecer-nos de deixar o nosso muito obrigado aos alunos que participaram direta e indiretamente do Minifestival do FACE, pois sem o empenho e dedicação deles nada disso seria possível.
         
         O Colégio Felicidade parabeniza todos os candidatos participantes do Festival Anual da Canção Estudantil 2011 e agora é o momento de torcermos para os alunos Allisson Reis e Lenualdo Jesus de Melo que irão nos representar na fase regional do FACE no dia 28/09 (quarta –feira) para que possam passar para a fase final em Salvador. Para tanto, vamos todos ensaiar a música com Allisson e Lenualdo e fazermos torcida organizada com cartazes e faixas, porque juntos seremos mais.

Vamos conferir alguns trechos da  letra da música vencedora


COMPOSITOR (A): Allisson Reis
INTÉRPRETE: Lenualdo Jesus de Melo


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TAL - TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA

Projeto TAL :valorizando os novos talentos literários do Colégio Felicidade

O Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães realizou no dia 05 de agosto deste ano, o Projeto Tal (tempos de arte literária). O referido projeto é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literário e cultural, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde março de 2009, visando estimular o hábito da leitura e incentivar a produção literária de diversos gêneros nos ambientes escolares.







Profº Fábio Gonçalo: mestre de cerimônia

 Minita Montenegro apresentando algumas de suas poesias.

O evento reuniu diretores, professores, alunos em torcidas organizadas, além de pessoas da comunidade. 
 O momento cultural do encontro foi enriquecido com a contribuição feita por professor intérprete Fábio Gonçalo e autora de poesias da cidade, Minita Montenegro, Minéia Moura, Ítala Oliveira Moreno e Andréa Rosa.


 


 
Platéia presente no evento: professores, alunos e comunidade

 
 Professoras: Noélia, Irene, Cláudia, Sueli e Girleide.
 
Sueli, Mª Emmanuela, Lauricéa e Mª Cristina.
 Alunas do Curso Técnico em Comércio.
Alunos do ensino fundamental também presentes.


 
 Alunos do Ensino Médio e jurados.

Professoras: Audiléia, Cláudia, Alcione e Mª Antônia.

 
 Vanessa e Profª Vaneide: família presente no evento.

Profª Ana Cristina e a aluna Maira.

Candidatos: novos talentos do TAL e premiações.

O poema “ Vida Vazia”, da aluna Ana Cláudia dos Santos da 1ª Série do Curso Técnico em Comércio, foi o primeiro colocado, ficando o segundo lugar para o poema “Livre ou Escravo?”  de autoria da aluna da 8ª série do Ensino Fundamental, Marileide Silva Santos, o aluno Isaias Alves carvalho, da 1ª Série ano Ensino Médio com a poesia intitulado recebeu o terceiro lugar com sua poesia “ Natureza”.

 
Aluna Ana Cláudia Santos declamando seu poema "Vida Vazia"


 Aluna Marileide Silva na espera para declamar sua poesia "Livre ou Escravo?"
Corpo de jurados atento às apresentações.

 
 Candidatos participantes do TAL

 
Profª Mª Cristina e a 1ª colocada, Ana Cláudia
(Poema "Vida Vazia")
 
 Profª Lauricéa e a 2ª colocada, Marileide Silva
(Poesia "Livre ou Escravo"?)


E  o 3º colocado foi o aluno , Isaías Carvalho
(Poema "Natureza")


 
Professores Mª Emmanuela e Fábio Gonçalo premiando candidata

 Diretora Graciete e Profª Ana Cristina valorizando os participantes do projeto TAL.

 

  

Álisson Duarte, recebendo o prêmio de melhor intérprete da poesia de Sarah Laís, da Diretora do Felicidade, Graciete

 A poetisa Minita Montengro com alunos participantes do TAL.

Parabéns a todos os professores  envolvidos no projeto Tempos de Arte Literária que contribuíram de diversas maneiras: sensibilização do projeto nas turmas; realização das oficinas em sala de aula, selecão das melhores poesias, poemas, contos e   crônicas; digitação das produções, ornamenação do palco, contato com os jurados, realização dos ensaios, aquisição dos brindes e premiações; divulgação do projeto; correção final do poema escolhido e apresentação do evento. 
Especialmente agradecemos a todos os  nossos queridos alunos que participaram direta e indiretamente do Tal, fazendo do mesmo um sucesso; e à torcida que abrilhantou ainda mais o evento. Saudamos com satisfação os três melhores classificados Ana Cláudia Santos, Marileide Silva Santos e Isaías Carvalho. 

Agora vamos unir forças e torcer por Ana Cláudia dos Santos que representará o Colégio Felicidade na etapa regional do Tal, com seu poema "Vida Vazia".

Poema: Vida Vazia
Escritor(a): Ana Claudia dos Santos     
Intérprete:  Ana Claudia dos Santos     
O que será da minha vida
Se eu não tenho motivos pra rir
Se minha esperança acabou
Sinto que chegou o meu fim.

Vida? Que vida?
Eu vivo assim
Em tristeza profunda
Onde não consigo sair.

Às vezes penso que não vou ser feliz
Porque vivo em angústia e solidão
Meu futuro é torto e incerto
E só há desatino em meu coração.

Sou como uma folha, que jogada ao vento
não tem rumo, nem direção
procuro um porto seguro
pra minha vida, ter mais emoção.

Mas enquanto não encontro
Fico aqui neste vazio
Tentando viver de qualquer jeito
E sozinha, sentindo frio.

Vamos todos comparecer a Etapa Regional e torcer para que Ana Cláudia passe para a etapa final em Salvador.

É o Colégio Felicidade valorizando os talentos literários: juntos seremos mais!!

Colaboração para o texto: Profª Maria Cristina
Edição e organização do blogger: Profª Laudicéia C. Santos.